domingo, 15 de maio de 2011

Projeto PLATERO




PLATERO
(PROJETO)

Há algum tempo, venho perseguindo a idéia da construção de um espetáculo, baseado no livro “Platero Y Yo” (Platero e Eu) de Juan Ramón Gimenez, prêmio Nobel de literatura espanhola.


Os textos foram escritos em prosa poética, originalmente feito para narração, acompanhado pela música composta especialmente para estes textos por Mario Castelnuevo-Tedesco, grande compositor Florentino, que se utilizando da linguagem musical espanhola, criou o acompanhamento de violão (guitarra espanhola).


Para realizá-lo aqui, necessitava de uma boa tradução e estava disposto a fazê-la, quando no ano passado (2010) a Editora Martins Fontes, lançou uma bela versão bilíngüe Português/Espanhol, viabilizando então esta idéia.


Como o modelo que assisti em Madrid de Ator e não narrador, não me agradou, mantive o formato original para narração.


Este espetáculo é apenas “baseado” na idéia original. Eu fiz algumas mudanças que achei melhor como dinâmica de palco.


Alguns textos foram escolhidos do total de 278. Ponteamos primeiramente para poder roteirizar, os que falavam das quatro estações (pois a história vai de uma primavera a outra – nascimento e morte do burrinho) e depois alguns que completavam estes espaços.


Transformei alguns destes textos escritos em prosa poética em poesia e musiquei como canções baseadas nas estruturas da música espanhola, mas buscando ritmos de influências latinas, que são resultado da colonização espanhola na América, transportando para mais perto de nossa realidade cultural essa influência (Música dos Trópicos).


A formação musical para acompanhar o show será de 2 violões de 6 cordas, 1 violão flamenco, cello, violino e percussão.


As canções e textos serão ilustrados com projeção de filmes e imagens multimídia e por um boneco do burrinho estilo bumba meu boi, que será manuseado pelo personagem do dono do burro,confeccionado no Maranhão especialmente para este evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates