domingo, 15 de maio de 2011

Trechos do Livro "Platero Y Yo" - A ESCOLA




A ESCOLA

Se fosse a escola, Platero, com outras crianças, aprenderias o a, b, c e traçarias pauzinhos. Saberias tanto quanto o burro das figuras de cera- amigo de Sereiazinha do Mar, que aparece coroado de flores de pano, no espelho que mostra toda rosa, carne e ouro, em seu verde elemento-; mais que o médico e o cura de palos, Platero.


Mas, apesar de teres só quatro anos, és tão grandalhão e tão pouco refinado! Em que cadeirinha sentarias em que mesa escreverias, que cartilha e que pena te serviriam, em que lugar da roda cantarias o Credo, diz?


Não. Doña Domitila – de hábito de padre Jesus de Nazareno, todo roxo com cordão amarelo, iguala os Reyes, o besugueiro- te colocaria pelo menos duas horas ajoelhado num canto dos plátanos, ou te daria varadas nas mãos, ou comeria a marmelada da tua merenda, ou colocaria papel em brasa debaixo do teu rabo e faria tuas orelhas ficarem vermelhas e ardidas como as do filho de abegão quando vai chover...


Não Platero, não. Vem comigo. Vou te mostrar as flores e as estrelas. E ninguém vai rir de ti como de um menino bobo, nem te por na cabeça como se fosses o que chamam de burro, o capuz de olhos grandes orlados de anil e almagra, como os das barcas do rio, com duas orelhas que são o dobro das tuas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates